Categorias
< All Topics
Print

Procedimento de migração do ((otrs)) Community para o LigeroSmart 6.1

Este é um procedimento para quem quer migrar do ((otrs)) Community versão 6.0.x ou do LigeroSmart 6.0.x para o LigeroSmart 6.1.x.

Requisitos e Observações

  • Execute este procedimento em um ambiente separado. Não tente atualizar seu ((otrs)) Community diretamente ou poderá perder seus dados
  • Esta migração não irá trazer módulos extras do ((otrs)) bem como customizações (pasta Custom)
  • As skins do ((otrs)) em geral não são compatíveis com o LigeroSmart, logo não serão importadas
  • Qualquer customização que você tenha feito no Config.pm, tal como integração com LDAP ou AD, terá que ser refeita posteriormente no Config.pm do LigeroSmart
  • Seu ((otrs)) Community deve estar na versão 6.0.x. (este procedimento não funciona com o otrs 5.0). Se este é seu caso, faça o upgrade de seu otrs 5 para a versão 6 utilizando o DBUpdate-to-6.pl e depois prossiga com a migração para o LigeroSmart 6.1

Passo-a-passo

1 – Faça um backup de seu ((otrs)) utilizando script backup.pl

Essa tarefa gera uma pasta no formato data hora, como por exemplo “2021-05-06_10-10”, contendo 3 arquivos dentro.

2 – Suba um novo LigeroSmart

3 – Coloque o backup do ((otrs)) na pasta app-backups do LigeroSmart. Essa pasta estará dentro da pasta ligerosmart-stack. Ficará assim: ligerosmart-stack/app-backups/2021-05-06_10-10/ e, dentro desta pasta, teríamos os arquivos de backup (Application.tar.gz, Config.tar.gz e DatabaseBackup.sql.gz)

4 – Acesse a pasta ligerosmart-stack e execute o comando abaixo:

make restore

5 – Selecione o Backup que deseja utilizar para realizar a migração:

6 – Em seguida, selecione a opção 2, para prosseguir com o processo de migração:

7 – Confirme na tela abaixo para prosseguir com a migração:

IMPORTANTE: Se o seu ((otrs)) já possuia módulos como FAQ, ITSM ou Survey, é provável que você veja erros durante o processo, mas, não se preocupe! O sistema está apenas tentando recriar essas tabelas e isto não afeta o resultado final da migração.

8 – Refaça as integrações com AD/Ldap se necessário no Config.pm

Instalação de pacotes do ((otrs)) no LigeroSmart

Módulos extras do seu OTRS terão que ser reinstalados posteriormente a migração para o LigeroSmart e há um detalhe importante sobre isso:
A versão do Framework do LigeroSmart é 6.1, então provavelmente a maioria dos módulos OTRS não irá instalar de primeira. Não se desespere!

Para conseguir instalar os pacotes do ((otrs)) 6.0, você vai precisar editar o arquivo .opm de cada pacote e ajustar o parâmetro <Framework>6.0.x</Framework> para <Framework>6.x.x</Framework>

Além disso, existem módulos que tem como requisito algum outro módulo que, no LigeroSmart, entrou para o Core da ferramenta e deixou de ser módulo. Nesses casos, você precisará remover do OPM o requisito, para isso, remova as linhas parecidas com essa:
<PackageRequired ….alguma coisa….
Remova a linha inteira e salve o arquivo.

Importante: os arquivos OPM devem ser editados com algum editor de código profissional, tal como o notepad++ ou o Visual Code Studio. Se editar com o Bloco de Notas, pode dar problema!

Anterior Solucionando problemas com a pesquisa do Portal do Cliente
Próxima Tem algo de errado com meu LigeroSmart. O que fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário