Categorias
< All Topics
Print

Configurando a reabertura ou encerramento definitivo de chamados

Modelo de funcionamento

Neste artigo, apresentamos uma funcionalidade que permite resolver o fluxo de reabertura ou encerramento definitivo do chamado, através de uma mensagem enviada ao e-mail do cliente, onde o mesmo pode decidir se concorda ou discorda da solução através de dois links, como na imagem a baixo:

Ao clicar em Sim, o chamado é encerrado e, caso haja uma pesquisa de satisfação configurada, o usuário é automaticamente redirecionado para responde-la.

Se clicar em não, o usuário é encaminhado para uma tela, onde precisa digitar o motivo pelo qual deseja realizar a reabertura.

O fluxo esperado é o seguinte:

Ao clicar em “Sim”, o usuário verá uma tela como a seguir, sem necessidade de se autenticar pois o link carrega uma chave de acesso ao chamado:

Conforme falamos anteriormente, se houver uma pesquisa de satisfação criada que atenda as condições deste chamado, o usuário será redirecionado em alguns segundos para respondê-la.

Se clicar em “Não” o usuário verá uma tela que permitirá a reabertura do chamado, conforme abaixo:

Ao justificar a reabertura e clicar em “Enviar”, o sistema reabrirá o chamado e exibirá uma mensagem de êxito.

Configuração básica

Esta funcionalidade está disponível a partir da versão 6.0.33 do LigeroSmart.

Sugerimos a criação do estado “Em andamento” (tipo aberto) e “Resolvido” (tipo pendente automático).

Crie um Notificação que deve ser disparada no evento TicketStateUpdate, selecionando o estado Resolvido, que deverá ser enviada ao cliente do chamado.

No texto da mensagem, inclua duas imagens (que podem inclusive estar hospedada fora do LigeroSmart).

O link da imagem ou do texto “Não”, ou seja, o link que deverá cair na tela de Reabertura deve ser o seguinte:

<OTRS_CONFIG_HttpType>://<OTRS_CONFIG_FQDN>/<OTRS_CONFIG_ScriptAlias>public.pl?Action=PublicTicketReopen;TicketID=<OTRS_TICKET_TicketID>;TicketKey=<OTRS_TICKET_DynamicField_TicketKey>

Já o link da imagem ou do texto “Sim”, ou seja, o link que irá encerrar o chamado e encaminhar o usuário para a pesquisa de satisfação deve ser o seguinte:

<OTRS_CONFIG_HttpType>://<OTRS_CONFIG_FQDN>/<OTRS_CONFIG_ScriptAlias>public.pl?Action=PublicTicketReopen;TicketID=<OTRS_TICKET_TicketID>;TicketKey=<OTRS_TICKET_DynamicField_TicketKey>;CloseTicket=1

Agora, é necessário ajustar os parâmetros que permitem a reabertura, bem como os estados de destino do chamado para quando o mês for reaberto ou encerrado em definitivo.

Acesse então Administração -> Configuração do Sistema.

Expanda os subgrupos de parâmetro “Frontend” -> “Public” -> “Ticket” e selecione a opção “Reopen”

Agora ajuste os seguintes parâmetros:

  • StateAllowedToReopen: Coloque aqui os estados que permitirão o uso da tela de reabertura. Em nosso exemplo, seria apenas o estado “Resolvido”
  • StateAfterReopen: Estado para o qual o chamado deverá retornar quando for reaberto. Em nosso exemplo, seria “Em andamento”
  • CloseState: Estado no qual o chamado será encerrado quando o cliente confirmar o encerramento. Em nosso exemplo, “Fechado com êxito”.

Aplique as alterações e está feito!

Configurações adicionais

O LigeroSmart permite também o ajuste dos textos e do estilo das mensagens exibidas durante o processo.

Nesta mesma tela de configuração, experimente ajustar os parâmetros de mensagem e CSS e, se ficar com alguma dúvida, venha conversar com nossa comunidade!

Anterior Como controlar contratos de suporte com o LigeroSmart?
Próxima Atendimento via Telegram

1 comentário em “Configurando a reabertura ou encerramento definitivo de chamados”

  1. My wife and i were so satisfied Albert could complete his studies by way of the precious recommendations he came across from your web pages. It is now and again perplexing to just choose to be handing out ideas which usually a number of people could have been making money from. We do know we now have you to give thanks to for this. These explanations you have made, the straightforward blog navigation, the friendships you help engender – it’s got mostly superb, and it’s really making our son and us do think the situation is brilliant, and that’s really fundamental. Thanks for the whole thing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário