Have a Question?
Quais são os requisitos mínimos para rodar o LigeroSmart?
Antes de mais nada, é importante explicarmos que o LigeroSmart é uma plataforma composta por alguns serviços:
- LigeroSmart Web (Interface Web)
- Scheduler (Executa processos em segundo plano tais como obtenção e envio de e-mails, cálculo de SLA etc)
- Banco de dados (Entregamos com MariaDB atualmente em nossa stack, mas também pode usar MySQL ou PostgreSQL se preferir)
- Elasticsearch (Indexador dos tickets e do catálogo de serviço para otimização de buscas e integração com ferramentas de BI)
- Grafana (Dashboards para visualização do status dos tickets em tempo real)
Além destes serviços, se você desejar ter uma Central de Serviços omnichannel, você pode utilizar o Rocket.Chat, com a qual temos uma integração nativa.
Desta forma, para um ambiente inicial, com até 30 ou 40 sessões simultâneas e no máximo 100 chamados diários, recomendamos esta configuração mínima:
- 04 núcleos de processamento
- 08 GB de memória RAM
- 20 GB disco para o sistema operacional
- Partição /var/lib/docker, de 100 GB, preferencialmente SSD
- Sistema Operacional Debian ou derivados (tais como Ubuntu) em suas versões estáveis mais recentes. Ainda suportamos CentOS porém não recomendamos dado à incerteza quanto sua continuidade conforme vários artigos disponíveis na web.
Este servidor irá rodar o Docker em modo Standalone numa instalação padrão do LigeroSmart.
A medida que sua operação cresce ou mesmo se você possuir uma operação crítica, com muitas sessões e chamados diários, recomendamos uma arquitetura um pouco diferente. Nestes caso, recomenda-se rodar o Docker em modo cluster (Docker Swarm) e você precisará de até 3 servidores (a depender do tamanho de sua operação). Com esta configuração em cluster a infraestrutura fica flexível para incluir ou remover servidores conforme a demanda do sistema como um todo. Veja mais sobre este tipo de configuração nesta documentação
Configuração com múltiplos servidores
Um exemplo de cenário para ambientes com muitos acessos e chamados diários:
Servidor 1 | Servidor 2 | Servidor 3 |
---|---|---|
04 núcleos de processamento 08 GB de memória RAM HD / de 20 GB HD /var/lib/docker, 100 GB* | 04 núcleos de processamento 08 GB de memória RAM HD / de 20 GB HD /var/lib/docker, de 100 GB* | 04 núcleos de processamento 08 GB de memória RAM HD / de 20 GB HD /var/lib/docker, 100 GB* |
Serviços: – LigeroSmart Web – LigeroSmart Scheduler | Serviços: – Banco de dados (MariaDB, MySQL ou PostgreSQL) | Serviços: – Elasticsearch – Grafana |
De acordo com o monitoramento dos serviços o aumento dessas configurações pode acontecer de acordo com a demanda, principalmente no banco de dados.
Configuração de rede
As seguintes portas devem ficar liberadas para a comunicação entre os servidores:
2377/tcp = communication between the nodes of a Docker Swarm or cluster
7946/tcp and 7946/udp = communication among nodes (container network discovery)
4789/udp and 5789/udp = for overlay network traffic (services communication)
As seguintes portas deve ficar liberadas para acesso aos serviços:
80/tcp = HTTP
443/tcp = HTTPS
2200/tcp = LigeroSmart Console
Sobre o banco de dados do LigeroSmart
Por padrão os serviços do LigeroSmart rodam independentes em containers pré-programados, inclusive o banco de dados com customizações de otimização. Caso queira implementar o uso do LigeroSmart em um serviço separado de banco de dados em MySQL ou MariaDB recomendamos observar os parâmetros de customização requeridos